segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

POP10 !

Segunda e sexta é dia dos Top 10 enviados pelos leitores. Aqui vai o primeiro deles, exclusivamente musical:
1) Beach BoysPet Sounds: Já disse um cara muito bacana certa feita que se Deus tivesse humor musical, provavelmente comporia este disco. Mas como diz o ditado, Deus age de maneira estranha, e desta vez escolheu um esquizofrênico de pai e mãe pra compor simplesmente o maior disco de rock and roll da historia. Ouça uma vez por semana como espécie de agradecimento aos seus dias, este é pra levantar a fé de qualquer ateu.
2) Beatles – White Álbum : Amo qualquer coisa que os Beatles fizeram na vida a ponto de ter escrito uma monografia sobre os mancebos. Mas pra dizer que eu sou um cara mala, ando preferindo mais o White Álbum do que Sgt.Peppers. Enquanto Lennon andava com Yoko, George compunha meia dúzia de gemas maravilhosas pra calar a boca de todo mundo , Ringo continuava o cara cool e desencanado de sempre, o Sr. James Paul McCartney cismou que era Mozart e esculpiu algumas musiquinhas pra fazer qualquer um questionar o que era a musica de verdade, como uma canção pode entrar na sua vida e te acompanhar por anos como um grande amigo, ou seja, explicava o mundo com uma singela canção tal qual Blackbird. Ah, o Lennon pôs Yer Blues nesse ai. Será que eu preciso recomendar?
3) Ramones – Ramones (1976) : Rock and Roll sem nada além de culhoes, vísceras e diversão. Fundamental pra qualquer um que pensa que sabe alguma coisa sobre a vida.
4) The Clash – London Calling: Resumidamente, o belo dia no qual o punk decidiu sair do seu próprio umbigo, e se juntou com outras minorias. Caldeirão étnico, caos social, fúria imensamente embasada , política feita por gente séria e sem medo de meter pipoco na cara de qualquer gordo trilhardario. Porra, fundamental.
5) Tom Jobim – Qualquer coisa : Tinha me prometido guardar a bossa nova pra depois, mas cuzaozice a parte, a efeméride dos 50 anos no ano passado me fez ir atrás das coisas. Sou do tipo que adora ser do contra pela chinfra , e parafraseando tio Nelson Rodrigues ; sempre penso que toda unanimidade é burra. Mas sabe que tudo que dizem do Sr Antonio Brasileiro é verdade verdadeira? È dos dez maiores compositores do século XX, é um poeta dum refinamento raro , é um músico de extrema técnica e delicadeza. Bom, esse anda pelas águas e solta raio pelos olhos, não é possível alguém ser tão magnífico assim.
6) Marvin Gaye – What’s Going On: Talvez o disco perfeito pra ilustrar uma época que ainda se mata pela cor da pele, credo religioso ou por petróleo ( mesmo sabendo que vai acabar e que é nocivo pra mãe natureza)
7) Cartola – Qualquer coisa também: Qualquer letra fala mais e melhor de amor, do que qualquer relacionamento que tivermos na vida. Simples assim.
8) Frank Sinatra – My Way /the very best of : A fase é ja na gravadora Reprise, e sabemos que ele era realmente o malvado comedor nos tempos de Capitol. Mas ainda assim que classe, que swing, que atitude mais rocker do que qualquer roqueiro desde os anos 80. E funciona que é uma beleza pras manhãs de domingos ressacados.
9) Carpenters – greatest hits : guilty pleasure total, mas é até divertido vislumbrar um romance no qual passarinhos aparecem quando se está perto da pessoa amada.



Pra encerrar a lista , um disco pra ser queimado como exemplo de coisa feia mandada por satã pra celebrar a confusão entre os homens:


10) Ana & Jorge : Ana Carolina e Seu Jorge : Não tenho o problema com o fato da primeira pessoa desta lista ter pego mais mulher do que eu , tampouco tenho problema com o fato da segunda pessoa desta lista ter uma postura que mais se assemelha a de um mico dançarino de realejo. Quer saber? Tenho problema sim. Não fosse a musica um lixo, os dois ainda dão nojo..... pra mim isso basta.
Mário César Cruz Pereira : é historiador, tinha um fanzine de humor quando era vagabundo, e salvo por uma filha que é uma bonequinha , não se lembra de muitas coisas uteis ou relevantes que tenha feito.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom, como não quero um bom amigo virando malufista, eis meu comentário.
Concordo com sua lista, que pra variar, foi muito bem feita.
Ants eu tinha mais facilidade em escrever listas, mas hoje so a palavra lista faz meu cerebro travar e ficar em branco, não conseguindo pensar em ninguém pra compor uma lista.
Se bem que só pq falei isso meu cerebro idipta pensou numa lista bacana. Artistas desgraçados e quem vem na minha mente (não necessáriamente em primeiro) o Sr. Nick Cave, todo o dia que acordamos devemos dar graças ao bom deus que ele decidiu virar musico e não assassino serial.

Mário disse...

é.... nick cave é beabá básico pra qdo a gente desiste da vida

Anônimo disse...

Estou gostando dessa movimentação no blog, está ficando bem democrático. Da minha parte, vou me limitar a fazer anotações, ouvir, ler e asssitir os indicados. Que venham as outras listas!

Nicolau disse...

Bela lista! Poderia ponhar uns reparos no Tom Jobim, só de birra. Se fosse pra entrar algo de MPB, botaria Construção, do Chico Buarque. Arranjaria um espaço para o OK Computer do Radiohead e para o disco Os Mutantes, dos Mutantes. Na verdade, ficaria em duvida sobre qual dos 3 rimeiros discos dos Mutantes eu botaria, mas acho que fico com o primeiro. E falando em Mutantes, faria pelo menos uma menção honrosa ao Loki?, do Arnaldo Baptista, absolutamente visceral.

Leila Almeida disse...

Eu,um fracasso para escrever esse tipo de lista, devo concordar com alguns itens da lista:
- Mário César não ser dotado de humor nenhum.....é engraçadinho (risos)- Te amo, minha vida *_*
- Que papo é esse de vc competir o número de mulheres com a Ana Carolina? Ela é perita nesse assunto, porém a incompetência musical nada tem a ver com a opção sexual dela.(risos)
Agora, falando sério por um momento, vou falar um pouco do que eu li nesse POP 10.
Cartola é visceral, o cara faz do maior sofrimento do mundo uma poesia, algo sublime, que a medida que vc ouve, sente doer a sua carne.
Tom Jobim é fino e inteligentissimo.
Ah, e por que tem gente que tem vergonha de dizer q curte The Carpenters? Eu adoro o jeito romantiquinho deles.....quem não se derrete?
E..........por último.........por que vcs não fazem um top com os piores? Exemplos: Lulu Santos, o Funk vulgar dos ultimos tempos....enfim....seria legal!!
Ah! E pra finalizar, um cara q merece estar lá em cima com os bons, é o Paulinho da Viola, que faz qq um se apaixonar com o que ele faz.

AMOR, NÃO VIRA MALUFISTA! :D

Anônimo disse...

Vou chamar o síndico!
Que tal uma lista nacional?
Caberiam Tim Maia e Jorge Ben?

Unknown disse...

Mario, please, não vira malufista, não! Gostei da sua lista...
Pelo visto, a Ana Carolina e o Seu Jorge estão ganhando do Djavan, né? rarara
Adilson, seu blog esta ficando um barato... Destaque para seu auto-retrato (seria com hifen ou sem ele, hein? Dane-se o novo acordo ortografico!) bjs pra vcs!