terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PAPO DE BALCÃO !

Bem, no primeiro Papo de Balcão deste ano, vou responder aos comentários (antes tarde do que nunca), anunciar o que está por vir e fazer uma convocação ! Simbora !
- POP 10 ! Todos leitores estão intimados a enviar seu Top10 ao Bar 1211. É o seguinte: escolha seus 10 Mais (pode ser disco,filme,livro, música,HQ ou tudo junto) -com justificativa- e mande para
blogbar1211@yahoo.com.br
inclua seu nome e uma breve auto descrição. Caso queira, mande também uma imagem para ilustrar a lista.
Vamos lá, quem se habilita a ser o primeiro?
- O professor, crítico da Revista Cinética e grande amigo Francis Vogner afirmou neste blog preferir a fase americana de Fritz Lang, diretor que abandonou a Alemanha sem nem sequer fazer as malas( após uma proposta de Hitler para que fosse o cineasta do governo nazista) rumo à França- onde filmou Liliom (1934)- e daí para os EUA. Conheço tão miseravelmente pouco este período que não posso dizer nada . Sérgio Alpendre, colega (de profissão e pessoal) de Francis escreveu no Guia da Folha : “Talvez estejam certos os críticos que preferem a fase ameriana do diretor alemão Fritz Lang. Entre Fúria(1936) e Súplício de uma alma(1956) ele realizou uma porção de obras essenciais. Mas essas já existiam antes, durante a fase alemã”.

- Sérgio, aliás, será entrevistado por este blog para falar sobre um dos filmes mais comentados por aqui, Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder.
- A Opera Graphica, que o superpai Mario César perguntou (muuito tempo atrás) se ainda existia e eu não soube responder, continua viva e forte, como prova o livro do Baraldi sobre o qual eu postei no último dia do ano. Aliás, a idéia do Pop10 é do Mário.
- O caríssimo Daniel Luppi é um leitor atento e participante e questionou sobre teoria das cores. Assim é que é bão !Mas vamos lá: tanto o preto quanto o branco não são propriamente cores. O preto é incapaz de refletir a luz.Se misturarmos todas as cores, o que se obtém é o preto(ausência total de luz). O branco é reflexo total, a luz pura, ou seja, a ausência das cores. Por isso é que há um sentido metafórico muito forte no fato de The Originals começar com duas páginas negras, sem desenho algum e terminar com uma completamente branca, espécie de “fiat lux”. Mas Daniel (e o google)têm razão. Há diferença entre cor-pigmento e cor -luz. Assim que eu tive uma pesquisa sólida, volto ao tema.

4 comentários:

Anônimo disse...

maravilha, te devo tres pop 10.... musica , livro e cinema.

Daniel Luppi disse...

Fala meu chapa!
Fazer listas é sempre muuuito complicado.. vou ficar devendo. Vai ser divulgada no "Super Pop"? hehe brincadeira de mal gosto, eu sei. Kruela inspirou-me!

Mas caro ator de peças infantis, ainda acho que está fazendo pequena confusão, salvo engano meu, para o qual já deixo de antemão minhas escusas acaso eu esteja redondamente enganado.

Mas, segundo recordo-me de minhas já longínquas aulas (seriam as de física?), a sensação de cor nada mais é do que a luz captada pela retina (ou seria algum outra parte do olho?). A cor preta, jutamente por não refletir luz alguma, é a ausência de cor (nenhuma luz chega refletida até nós). A cor branca seria mesmo a presença total de luz ("fiat lux"). Parece-me que presença total de luz é equivalente a presença de todas as cores (todas as luzes, de todas as cores, são refletidas até nós, chegam aos olhos).
Mas independente dessa bagaceira toda, acho que a metáfora a que se refere permanece inalterada!
heheheh
abços

Daniel Luppi disse...

Não ía fazer, mas a curiosidade foi maior.
Mal e porcamente jogando no google (santo google), descobri a divergência:
o meu ponto de vista leva em consideração a cor como luz; mas há como considerar cor como pigmento, daí ela é mesmo a total ausência de pigmento.
o negro é a ausência de todas as cores se pensarmos cor como luz, e ao mesmo tempo é a presença de todas elas, se pensarmos em cor como pigmento.
Isso era mesmo importante, pergunto-me agora!?

Daniel Luppi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.