quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

MOSTRA DE CINEMA NO CCBB

Para que servem mostras de Cinema? Não apenas para se assistir a filmes. Isto você pode fazer em DVD. As mostras são pensadas para instigar a reflexão acerca de algum tema e por isso existem os debates, onde é possível conhecer as opiniões dos críticos e cineastas (que muitas vezes são discordantes) e,com isso, desfrutar da variedades de filmes oferecidos. É um pacote que se compra completo e não faz sentido servir-se aos pedaços.
A mostra Retrospectiva do Cinema Paulista, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro e conta com 3 sessões diárias e dois debates, busca entender os rumos tomados desde os tempos da Vera Cruz , com seu cinema pretenciosamente de “qualidade”(e cujo representante aqui é O Cangaceiro, de Lima Barreto, 1953) até 2008, quando Christian Saghaard fez O Fim da Picada, que terá na mostra sua primeira exibição além de expor a pluralidade do cinema paulista.
Hoje, às 19h um debate com os críticos Sérgio Alpendre e Luis Carlos Oliveira Jr e o diretor Cláudio Cunha discute o atual momento do cinema paulista . A seguir, alguns destaques para esta semana:

Sexta-feira,dia 3015h São Paulo S/A , de Luis Sérgio Person (1965)
17h Bandido da Luz Vermelha, de Roberto Sganzerla (1968)
19h Noite Vazia, de Walter Hugo Khouri (1964)

Sábado, dia 3115h Floradas na Serra, de Luciano Salce (1954)
17h Alma corsária, de Carlos Reichembach (1994)

Domingo, dia 01 - 15h O Grande Momento, de Roberto Santos (1958)
19h As Bellas da Billings, de Ozualdo Candeias (1987)

A programação completa da mostra, que tem produção de Francis Vogner dos Reis e curadoria de Sérgio Alpendre, pode ser vista em
Para fevereiro tem ainda Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver, de José Mojica Marins e A Hora da Estrela, de Suzana Amaral bem como outro debate e filmes raros.
O CCBB fica na rua Álvares Penteado, 112, próximo à praça da Sé.

Nenhum comentário: