É amargo o gosto do riso que escapa fácil da engraçadíssima Alma Boa de Setsuan , texto de Bertold Brecht adaptado por Marco Antônio Braz e com elenco encabeçado por Denise Fraga e Ary França.
Na miserável cidade chinesa de Setsuan, um deus (Braz) surge em busca de uma alma verdadeiramente boa. Todos aqueles que o vêem se curvam e lhe prestam homenagens, no entanto em nenhum deles o deus reconhece a verdadeira bondade. Isso até que encontra Chen Tê (Fraga), prostituta paupérrima que abre mão de atender seu único cliente (e que lhe garantiria o pagamento aluguel) para dar abrigo a ele por aquela noite. A partir daí é o inverso da história bíblica de Jô, a quem Deus retira sua riqueza a medida que lhe impõe mais e mais sofrimento; Chen Tê recebe uma quantia em moedas, que ela usa para comprar uma loja de fumo e assim abandonar a prostituição. Aí começa seu tormento. Os antigos detratores, todos eles moralistas, agora se convertem em aduladores e aproveitadores; tudo, até mesmo o amor, passa a ser enganoso, suspeito. É então que ela diz a frase mais poderosa da peça: “como eu posso ser boa se preciso pagar o aluguel?” Antes que perca o pouco que tem, Chen Tê decide por se fantasiar de homem e assumir a identidade de Chui Ta,( que seria seu primo) e consegue assim não apenas dizer “não” como enriquecer. Chui Ta, ao contrário de Chen Te que era conhecida como o anjo dos pobres, passa a ser odiado por seu caráter impiedoso. Em dado momento Chen Tê dirá ao deus que é, sim, aquela alma boa por quem ele busca, mas na mesma proporção em que é também o odioso Shui Ta.
Um final sem nenhuma catarse, com um deus cego pela fé e sem resposta à pergunta: é realmente possível neste mundo ser uma boa alma? Aliás, que é ser uma alma boa?
O uso dos espelhos no final da peça cuidam de tragar o espectador para dentro da inquietação bretechiana.
Na miserável cidade chinesa de Setsuan, um deus (Braz) surge em busca de uma alma verdadeiramente boa. Todos aqueles que o vêem se curvam e lhe prestam homenagens, no entanto em nenhum deles o deus reconhece a verdadeira bondade. Isso até que encontra Chen Tê (Fraga), prostituta paupérrima que abre mão de atender seu único cliente (e que lhe garantiria o pagamento aluguel) para dar abrigo a ele por aquela noite. A partir daí é o inverso da história bíblica de Jô, a quem Deus retira sua riqueza a medida que lhe impõe mais e mais sofrimento; Chen Tê recebe uma quantia em moedas, que ela usa para comprar uma loja de fumo e assim abandonar a prostituição. Aí começa seu tormento. Os antigos detratores, todos eles moralistas, agora se convertem em aduladores e aproveitadores; tudo, até mesmo o amor, passa a ser enganoso, suspeito. É então que ela diz a frase mais poderosa da peça: “como eu posso ser boa se preciso pagar o aluguel?” Antes que perca o pouco que tem, Chen Tê decide por se fantasiar de homem e assumir a identidade de Chui Ta,( que seria seu primo) e consegue assim não apenas dizer “não” como enriquecer. Chui Ta, ao contrário de Chen Te que era conhecida como o anjo dos pobres, passa a ser odiado por seu caráter impiedoso. Em dado momento Chen Tê dirá ao deus que é, sim, aquela alma boa por quem ele busca, mas na mesma proporção em que é também o odioso Shui Ta.
Um final sem nenhuma catarse, com um deus cego pela fé e sem resposta à pergunta: é realmente possível neste mundo ser uma boa alma? Aliás, que é ser uma alma boa?
O uso dos espelhos no final da peça cuidam de tragar o espectador para dentro da inquietação bretechiana.
!!!
Alma boa de Setsuan recebeu o prêmio Shell de melhor diretor e foi eleita melhor peça de 2008 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
!!!
O riso, na peça, serve para evidenciar o grotesco do caráter dos personagens, motivo elo qual o diretor optou por um interpretações exageradas, caricatas. Um dos personagens, barbeiro rico e poderoso, fala ao berros , e sua aparição irrita aos ouvidos do espectador. Oda sua prepotência, seu gigantismo que esmaga os demais moradores de Setsuan se reflete na voz quase ensurdecedora.
!!!
É tão nobre e delicado quanto o temperamento de Chen Tê o fato dos atores(inclusive Denise Fraga) de receber e cumprimentar o público na entrada do teatro.
!!!
O riso, na peça, serve para evidenciar o grotesco do caráter dos personagens, motivo elo qual o diretor optou por um interpretações exageradas, caricatas. Um dos personagens, barbeiro rico e poderoso, fala ao berros , e sua aparição irrita aos ouvidos do espectador. Oda sua prepotência, seu gigantismo que esmaga os demais moradores de Setsuan se reflete na voz quase ensurdecedora.
!!!
É tão nobre e delicado quanto o temperamento de Chen Tê o fato dos atores(inclusive Denise Fraga) de receber e cumprimentar o público na entrada do teatro.
!!!
Somente dias 30 (sábado) às 21h e 31, às 19h.
Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário - Fone: 4433 0789
Entrada: R$ 60,00 (inteira) e R$ 50,00 antecipado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário