quinta-feira, 7 de maio de 2009

TIRINHAS - ADÃO


É uma briga demonstrar a arte como uma forma de conhecer e compreender o mundo tão válida quanto qualquer ciência. O fato de não ser considerada uma área do conhecimento "exata" pesa contra para aqueles que ignoram o quanto de imprevisibilidade e incerteza são inerentes as ciências chamadas exatas. Foi por isso que entre 15 de janeiro e 22 de março deste ano o MAM promoveu a exposição "Atenção: Estratégias para Perceber a Arte", com curadoria de Cauê Alves. A idéia era justamente mostrar ao visitante o modo como a arte , que é subjetiva, percebe o mundo ao seu redor.

Se já é difícil dar esse status à Arte, que dizer a seu parente bastardo que sobrevive apenas num veículo de grande circulação e, pior ainda, é humorística? Falo das tirinhas de jornais, que sofrem da ingratidão tanto do veículo, jogado fora no dia seguinte quanto do leitor, que passa os olhos por elas rapidamente, querendo apenas uma gargalhada ligeira. Algumas vezes elas rensaem de maneira mais nobre, em formato de Album, com capa dura, como o recente MUtts- Os Vira-Latas da Devir, que possibilitam uma reflexãqo mais detida sobre o material.

Apenas para ilustrar esse palavrório, uma tira de Adão Iturrusgarai publicada hoje na Folha. As Férias deTimóteo o Tímido é genial , resume em quatro desenhos tosquíssimos aquilo que psicólogos levam horas para demonstrar: que um tímido chama chama mais atenção com sua timidez do que o mundo a sua volta, apesar de desejar exatamente o oposto. Adão demonstra isso fazendo tudo sem cores, com excessão do local onde Timóteo está.

Nenhum comentário: