Tira de Laerte publicada hoje pela Folha de São Paulo. Só mesmo um talento gigantesco para inserir tanto significado numa única imagem. Laerte dispensa a piada (mas não o humor) para nos falar sobre a sociedade pós-moderna da saturação de imagens e informação, onde a esfera privada forçosamente se confunde com a pública.
Jair Ferreira dos Santos, em “O que é Pós-Moderno”(Brasiliense) nos fala da “des-referencialização do real e a des-substancialização do sujeito,motivados pela saturação do cotidiano pelos signos”. A transformação do real por um tipo de estética da maquiagem, como num comercial de TV é uma constante e todos assistem a todos como num programa (lembrando que Santos escreveu o livro na década de 1980, antes portanto da popularização da internet e dos reality-shows). A sociedade na qual o indivíduo se expõem (desnuda) é a mesma da celebridade e dos sites de relacionamento. A celebridade é aquela que vale não o quanto pesa, mas sim o que faz os outros acreditarem que ela é. Seu valor está em quantas vezes consegue ser vista em capas de revista ou programas de tv, independente do que faça (ou mesmo que não faça nada). Já os sites de relacionamento propõem que o indivíduo construa uma identidade e a exponha tantas pessoas quanto possível. Suas conversas, preferências e confissões migram da esfera privada para a pública, sempre tendo o cuidado de ser coerente com a imagem construída. Tanto um (celebridade)quanto outro(internauta) está se desnuda perante os olhares alheios.
Jair Ferreira dos Santos, em “O que é Pós-Moderno”(Brasiliense) nos fala da “des-referencialização do real e a des-substancialização do sujeito,motivados pela saturação do cotidiano pelos signos”. A transformação do real por um tipo de estética da maquiagem, como num comercial de TV é uma constante e todos assistem a todos como num programa (lembrando que Santos escreveu o livro na década de 1980, antes portanto da popularização da internet e dos reality-shows). A sociedade na qual o indivíduo se expõem (desnuda) é a mesma da celebridade e dos sites de relacionamento. A celebridade é aquela que vale não o quanto pesa, mas sim o que faz os outros acreditarem que ela é. Seu valor está em quantas vezes consegue ser vista em capas de revista ou programas de tv, independente do que faça (ou mesmo que não faça nada). Já os sites de relacionamento propõem que o indivíduo construa uma identidade e a exponha tantas pessoas quanto possível. Suas conversas, preferências e confissões migram da esfera privada para a pública, sempre tendo o cuidado de ser coerente com a imagem construída. Tanto um (celebridade)quanto outro(internauta) está se desnuda perante os olhares alheios.
Um comentário:
pois é, o anonimato morreu ontem a tarde.... foi um dia triste, rs
Postar um comentário