quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CINEMA - ATIVIDADE PARANORMAL


Falou-se muito, antes da estréia, deste Atividade Paranormal, do diretor estreante Oren Peli . Que custou 15 mil dólares e faturou mais de 120 milhões, que é o terror da década, que é uma porcaria, que pela internet circulou como se fosse um documentário sobre uma casa assombrada e que todo mundo acreditou nisso.

Não é o terror da década nem uma porcaria. Também é bem difícil que alguém tenha assistido trehos dele e pensado ser real, isso provavelmente é ação de marketing ara compara-lo a Bruxa de Blair, de 1999, de quem se falou o mesmo (que era o terror da déada, porcaria, verdade, mentira, etc). É um falso video caseiro em que um asal de jovens registraria a tal atividade paranormal em sua casa. Os 120 milhões de doletas foram feitos lentamente, não de uma paulada só, como pe praxe com os blockbusters americanos, o que talvez se deva ao fato de não tem cristão que não se lembre do filme ao levantar de madrugada para visitar o banheiro ou assaltar a geladeira. É uma recriação divertida do ancestral medo de escuro.

Atividade Paranormal foi comparado também ao terror espanhol REC. Só que aí o negócio é outro. Ainda que se finja fazer um video caseiro é preciso fazer cinema, neste casoe specificamente, cinema de gênero(terror) ou seja, dividir o roteiro em atos bem definidos, ter curva dramática etc. Isso está em REC, em Cloverfield-Monstro, no prórpio Bruxa de Blair. E este Atividade Paranormal peca ela falta de ritmo;quando parece que vai, não vai. E quando o terror chega com tudo, já é tarde demais, porque o filme está no final.

Mas oque há de mais importante é entender o motivo de tantos filmes simulando videos caseiros. Tanto pode ser a influênia dos reality shows (que eleva o vouyerismo cinematográfico a níveis ainda mais altos), pode ser a própria internet, pode ser a influência da narrativa dos games em primeira pessoa. Fico com a última possibilidade, pela força que ela pode ter nos jovens cineastas, mais ainda do que o cinema clássico(falei disso quando resenhei "Semum").

É só notar como neste Atividade Paranormal muita situação teria sido melhor resolvida como uma montagem tradicional. Mas vale a ida ao cinema.

Nenhum comentário: