quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CINEMA - ABRAÇOS PARTIDOS(E OS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS)




Pedro Almodóvar é o James Cameron do circuito "alternativo" de cinema (aquele fora dos multiplexes), a julgar pelo frisson que causa no público. Filas enormes em sessões que normalmente não lotam as salas, gente falando do filme antes e depois dele ser exibido. Mas dessa vez Almodóvar decepcionou esse pessoal e não entregou um "filme do Almodóvar", ao invés disso teceu uma intrincada olha de retalhos cujo tecido não é outro senão a tradição cinematográfica. É claro que estão lá as paixões arrebatadoras e o uso ostensivo e agressivo do vermelho, tão caros ao diretor espanhol , mas ele foi bem além e costurou gêneros cinematográficos.


Cinema de gênero é aquele que obedee a certas regras internas; numa comédia é perfeitamente coerente que uma briga entre dois homens termine om um levando um tmbo e caindo de bunda no chão, tornando-se motivo de risos, o que o faria levantar e fugir envergonhado, o que soaria absurdo num filme de ação. Há gêneros e subgêneros inclusive, com situações e personagens que são caraterísticos só a eles. Os filmes de terror, por exemplo, tem uma certa gama de personagens próprios dele(aquela pessoa soturna que aparece e dá um mal presságio, um aviso à pessoa em perigo, mas que quanse nunca recebe atenção desta).


Pois bem, Almodóvar costurou o melodrama mais escancarado(aquele da telenovela mesmo) com a comédia rasgada, com o suspense e o terror. O mais brilhante disso é que ele o faz sem sacrificar a unidade da obra, sem torná-la declaradamente um experimento. Percebemos em qual gênero o filme se transformou em dado instante, mas em nenhum momento deixamos de nos identificar com os personagens. Almodóvar teve seu dia de Tarantino, por assim dizer. Em Kill Bill 1 e2 ele salta do filme de Kung-Fu para o Western, o de Samurais, volta para o western e por fim retorna o de Kung Fu. Isso mantendo as regras e os personagens típicos de cada gênero (o mestre Pai Mei é um desses).


Em abraços partidos, vemos também a deslumbrante Penélope Cruz se converter em várias figuras do mundo do cinema. Nas fotos acima, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe.

Nenhum comentário: