quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O ADEUS A ISAAC HAYES

Ganhou pouquíssimo destaque em nossa imprensa a morte de Isaac Hayes, ocorrida no último dia 8. Para muita gente ele será lembrado pela dublagem do personagem Chef, da animação South Park . Para outros, ele foi o precursor dos cantores de vozeirão sexy como Barry White e Teddy Pendergrass e autor de pérolas eróticas e dançantes do final dos anos 1970 como “Moonlight Loving (Ménage A Trois)” de 1977 e Love Hás Been Good To Us, esta um clássico da Disco de 1979. Mas ele bem foi mais do que isso.
Isaac Hayes, em parceria com David Porter, foi o mais prolixo compositor da emblemática Stax, gravadora que, junto da Atlantic e da Motown, era a ponta de lança da música negra norte americana dos anos 1960. Foram mais de 200 composições (incluindo o hino do gênero, “Soul Man”) até que ele resolvesse se lançar como cantor, em 1971, com “Never Can Say Goodbye”, música de Clifton Davis que, naquele mesmo anos estourava com o fenômeno Jacksons Five. Mesmo assim a música (em tom erótico-melancólico, bem diferente da animação do grupo de Michael) alcançou 5º lugar na parada de R&B (de música negra). No mesmo ano ele dá seu maior passo e compõem o primeiro álbum conceitual da música negra, a trilha sonora para o filme “Shaft”. Shaft, o disco, foi o primeiro da música negra a utilizar orquestra sinfônica a ser produzido pelo próprio cantor e a usar e abusar da complexidade, portanto abriu caminho para maravilhas como Whats Going On, de Marvin Gaye (1972) e Superfly, de Curtis Mayfield (1973). “Shaft”, o filme deu largada à chamada Blaxploitation, filmes feitos por e para negros, que eram também maioria no elenco. A trilha sonora era encomendada, quase sempre, a grandes nomes da soul music. Foi assim com o já citado “Superfly” e com “Trouble Man” (1972), trilha de Marvin Gaye, entre outros.
Se a Soul Music foi peça chave na construção do orgulho dos negros norte-americanos, a Blaxploitation foi sua decorrência direta.
Quem quiser ver o impacto de sua presença, tem a sua disposição em DVD os documentários “WhattStax”, dirigido por Mel Stuart em 1972 e que mostra o evento para 100 mil espectadores, o Woodtscock da black music, onde Hayes é atração principal, e “Only The Strong Survive”, espécie de Buena Vista Social Club da soul music, dirigido por Chris Hegedus e D. A Pennebaker em 2003 em que captura o destino de várias estrelas do soul nos anos 2000. Hayes esteve no meu do gigantesco turbilhão cultural norte-americano e ajudou a movê-lo.Toda homenagem é pouco.

3 comentários:

Unknown disse...

mais um dos ultimos caras cool que existiam....

Daniel Luppi disse...

Buena dica...
Confesso minha ignorância. mas stá anotado para conhecimento, ainda que póstumo!
valeu!
Abraço

Mandio disse...

Esse era foda!

Sabe que cheguei até ele pelo Portshead...

Isaac Heyes rulez!