quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CINECLUBE GAMBALAIA- 27/01


Quando éramos Reis (When we were Kings), 1996- 89 min.. Dir. Leon Gast



"Dane-se a América e oque a América pensa. Eu moro na América,mas a África é a casa do homem negro.Eu era escravo quatrocentos anos atrás e estou voltando para casa para lutar com meus irmãos"

- Muhammad Ali



Sexta-feira, dia 27, às 21h, o Cineclube Gambalaia faz uma homenagem ao boxeador Muhammad Ali, que recentemente completou 70 anos e é considerado o maior atleta do século 20 pela Sports Illustrade.
Oscar de melhor documentário em 1997, "Quando éramos Reis" permanece absurdamente inédito em DVD no Brasil.

É sua oportunidade de assitir um raro momento na História em que esporte ,arte, política e mobilização social andavam juntos.


Em 1974 Muhammad Ali, símbolo da luta pelos direito civis e ícone do orgulho negro, buscava reconquistar o cinturão que lhe havia sido tomado quando se recusou a combater no Vietnã, trêas anos antes."Nenhum vietcongue jamais me chamou de preto", afirmou na época.


Para isso ele vai a Kinshasa, no Zaire, enfrentar o jovem e invencível George Foreman, adorado pela américa branca, ao mesmo tempo em que busca por suas origens e por seu povo.


Como complemento exibiremos cenas do documentário "Soul Power", que mostra as apresentaçãos de James Brown, B.B King e outros ídolos da soul music e do blues no festival de Kinshasa, realizado como parte das comemorações em torno do combate.


Haverá também leitura de trechos de uma das mais célebres obras do new journalism, "A Luta", de Norman Mailer, que acompanhou tudo ao lado de Ali.

E quem chegar mais cedo vai curtir muita soul music no nosso tocacedês.

É isso.

Esperamos por vocês !


Espaço Cultural Gambalaia

R das Monções, 1018, Centro, Santo André- SP
gambalaia@hotmail.com

(11)4316-1726

http://www.gambalaia.com.br/









Nenhum comentário: