sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rein of the Supermen


Sempre que penso em todas as lambanças que a Warner fez com os quadrinhos DC(inclusive afundando um filme muito bom, o Superman do Brian Singer) me lembro dessa HQ. A saga dos super-homens (rein of the superman), menos ainda do que a morte do herói, é daquela que não ficou marcada na mente dos fãs, afinal uma série longa, que toma várias edições de vários títulos(uma estratégia para aumentar as vendas em cascata) inevitavelmente tem como efeito o enfraquecimento do conjunto. Mas o último capítulo, quando se revela todo o poder do verdadeiro vilão é marcante e exemplar. Hank Heinshaw é simplesmente uma forma de vida que pode se manifestar em qualquer máquina e ,ainda, molda-la à seu bel prazer. Um herói que usa armadura é sufocado pelas próprias mãos. Outro que porta uma espécie de revólver, vê surgir na arma um pequeno rosto sorridente a lhe contemplar com deboche. Na sua cidade mecânica Heinsahw é deus.

Dan Jurgens,o roteirista(e também desenhista), tem um senso apurado para a aventura, em especial para criar momentos marcantes como já vinha demonstrado na abertura da série(continuação da saga da Morte), quando o vilão proclamava ser Superman renascido e estarrecia todo mundo com a visão triste de um herói mutilado, meio superhomem meio máquina que se apresentava a uma Lois Lane ao mesmo tempo descrente e esperançosa.

Aqui, claro, é o momento da derrota mas os heróis parecem bobos e sem graça. O falso Superman é o centro das atenções. Pena que não serviu de exemplo para os executivos da Warner. Um vilão menor pode render maravilhas , uma história bacana não precisa reeditar toda a receita de bolo das histórias anteriores e, principalmente, surpreender o público não é má idéia.



A arte final é de Brett Breeding, as cores, de Glenn WhitmorePublicado nos EUA em Superman 82, outubro de 1993.

2 comentários:

Mário disse...

ja te disse algumas x, e digo mais uma , o melhor filme do superman que ninguem filmou é as 4 estações. aquele gibizinho meio obscuro que vc me emprestou uma x. aquilo ali ta perfeito pra ser filmado.

Olga e Adilson disse...

Até queria postar uma imagem dessa série, mas ta num local completamente inacessível...