sexta-feira, 9 de março de 2012

IRMÃOS MARX X NOVO HUMOR: QUEM VENCE A BATALHA?


Disse Jô Soares em entrevista a Rolling Stone em novembro do ano passado, que a sua definição de humor é bastante simples: ou é engraçado ou não é. Na nossa opinião imaginamos sim que o humor pode sim ser usado de uma maneira irônica , agressiva, contestatória e blasfema, só que o texto por trás disso tem que dar a sustentação. Se não soa só como bravata de moleque bobo. Tai Monty Python que não nos deixa mentir. A Vida de Brian mesmo após 35 anos de lançado continua uma bomba atômica tanto de hilariedade como de ateísmo.
Nos últimos anos no Brasil, houve uma espécie de levante contra o humor, especificamente falando deste humor novo oriundo do circuito stand-up. Nomes como Danilo Gentilli e especialmente Rafinha Bastos foram milimetricamente perseguidos por tudo o que falavam e faziam. A infame piada de Rafinha sobre a gravidez da cantora Wanessa Camargo desencadeou uma série de eventos que culminaram na sua saída da Rede Bandeirantes , aonde tinha dois programas. Um deles o excelente A Liga.
Todos sabem qual a tal piada que levou a este quiproquó todo, entretanto cabem aqui três questões. Era uma piada engraçada, ainda que ofensiva? A honra da moça foi ofendida? O marido dela usou de suas relações  com os patrocinadores do programa para coagir e exigir a cabeça do agressor?
Não, não era uma piada engraçada, foi só agressivo e bobo; o que em momento nenhum pode justificar esse salseiro que foi criado. A honra da moça não foi ofendida. Foi uma situação tão exagerada e imbecil , que uma mera declaração da parte dela : ai que cara mais tonto – resolveria a situação.Quanto ao marido dela, se ofendido tivesse sido. Resolveria a contenda de uma maneira suburbana e prática. Esperaria o agressor na porta da emissora, daria meia dúzia de sopapos por ali e problema resolvido.
Paralelamente a isto tudo, tive a oportunidade de rever filmes dos Irmãos Marx. Contextualizando para a época no qual foram filmados, seriam o ápice do humor agressivo de então. Entendam, que o cinema recentemente tinha passado a ser falado. A censura , via código Hays , ainda não era um problema. Logo a criatividade poderia ser explorada ao máximo, e a verve agressiva de Grouxo Marx poderia e era explorada a exaustão.
Entretanto não era em nenhum momento apelativo. O palavrão e a agressividade podem ser complementos muito bons pro ato de se escrever ou fazer uma piada, entretanto em nenhum momento pode se sobrepor ao texto. O fundamento do humor sempre foi e sempre será a palavra.


p.s: diabo a quatro ( duck soup) na integra no youtube, por favor aproveitem. 


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