sexta-feira, 3 de setembro de 2010


O TCM exibe a partir de hoje , às sextas-feiras, uma "mostra" em homenaem aos filmes Blaxplotation, aqueles feitos nos EUA nas décadas de 60 e 70, por e para negros(que eram maioria absoluta no elenco, claro). Uma caracetrística marcante eram as trilhas sonoras assinadas por bambas da soul music do quilate de James Brown, Aretha Franklin, Curtis Mayfield e Isaac Hayes .


Tão marcante quanto a música era o fato desses filmes recriarem gêneros e subgêneros do cinema (artes marciais, filmes de gângster, filme policial) sob uma ótica dos negros, em que eles eram alçados à categoria de protagonistas e não mais meros coadjuvantes. Para se ter um idéia do que isso significa, basta lembrar que em nossas telenovelas só recentemente tivemos uma protagonista negra (Taís Araújo) .


Os Blaxplotation eram parte de um movimento que nunca pegou de fato por aqui, o blackpower(que não foi além de meia dúzia de músicos e de um estilo excêntrico de se vestir), afinal aqui o racismo nunca foi declarado(portannto não havia conflito), mas era sim "cordial", como não podia deixar de ser numa terra de "democracia racial", como queria crer Gilberto Freyre.


Às 22h o TCM exibe "Baadasssss Cinema", documentário de 2002 dirigido por Isaac Julien que conta com entrevistas de gente ligado a esses filmes, como a atriz Pam Grier, o músico Isaac Hayes e até o diretor Quentin Tarantino, que fez ele próprio sua homenagem Jackie Brown, estrelado significativamente por Grier. Logo em seguida é exibido "O Chefão do Gueto", filme de gângster de Larry Cohen que,aliás, era branco.


ps. alguns dos filmes que serão exibidos passaram na mostra "A Saga Negra do Norte", do Museu Afro-Brasil. Falei dela algumas postagens atrás.

Um comentário:

Mário disse...

alias, comprei de volta ao vale das bonecas do russ meyer, 21,90 duplo no submarino. e qual nao foi minha surpresa de ver uma Pam Grier , gostosissima e novinha no elenco