quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PARA COMPREENDER A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO

Como prometido, links interessantíssimos que aprofundam bastante nossa discussão sobre Educação.
O filósofo, Doutor em Educação e professor da PUC Mario Sérgio Cortella fala aqui sobre o que ele considera os 3 gargalos que entravam a educação no estado. Cortella já foi secretário da educação na cidade de São Paulo (91-92)e é ligado a Mercadante, portanto parte interessada, mas ainda assim suas idéias devem ser ouvidas sem julgamentos partidários. Para ele é preciso que haja uma política educacional integrada (município, estado e governo federal)bem como valorização dos funcionários da educação( elevação salarial e formação permanente)e,por fim, o envolvimento das comunidades na gestão, integrando educação escolar, cultura e esporte.Veja em:


O programa Expressão Nacional, da TV Câmara, debateu a influência dos pais e alunos no rendimento dos estudos, técnicas inovadoras que tornem a escola mais atraente ao aluno e até que ponto o aumento do salário do professor é garantia de qualidade de ensino.
Disponível para download em dois blocos:

O Ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende fala já bem no final da entrevista ao programa Cidadania, da TV Senado, que é preciso aproximar os alunos das ciências exatas- já falamos aqui sobre a carência de engenheiros . Para o ministro, o país precisa de cerca de 500 mil cientistas-pesquisadores e atualmente tem apenas 180 mil.
Sergio Rezende lembrou que as Olimpíadas de Matemática hoje chegam a 90% das escolas do país e que são um estímulo para o aluno. O Ministro é, ele próprio, professor-pesquisador( é formado em Engenharia e profDr do Instituto de Física da Unicamp). Você pode assistir ou fazer download aqui:
No mesmo canal, o programa Inclusão de 28/06 deste ano mostra de que forma a Contação de Histórias pode não só despertar o interesse da criança pela leitura como criar um vínculo quase inquebrável com os livros.
A Revista de História da Biblioteca Nacional traz matéria de Claudia Bojunga que fala do Portal do Professor, no site do MEC ferramenta útil para o profissional fazer sua parte na melhora do ensino. Lá há cerca de1.200 planos de aulas e e aproximadamente 3.500 ferramentas multi-midias que auxiliam o docente , como mapas, animações e jogos online. Num deles o aluno aprende história assumindo o papel de um filho de um senhor de terras da Idade Média, a medida que joga, absorve e retrabalha o conteúdo de uma disciplina que depende muito de um hábito raro entre muitos jovens, a leitura.
A matéria está disponível em

ou você pode ir direto em

Bem, termino por aqui esperando ter contribuído em alguma medida na discussão sobre Educação, neste momento tão oportuno.

Nenhum comentário: