quarta-feira, 7 de julho de 2010

E A IMPRENSA TOMA PARTIDO...

A Folha tem apresentado cobertura abertamente pró-Serra, sem fazer discurso a favor do candidato, claro. Um exemplo: quando o PT foi multado por fazer propaganda antecipada, o caso virou manchete de capa. Aconteceu a mesma coisa ontem, desta vez com Serra(multa de R$ 5.000,00) no entanto a notícia ficou escondida na parte inferior da capa, ocupando o menor espaço disponível para este espaço. Foi o mesmo que aconteceu com as pesquisas eleitorais;quando IBOBE e Gallup deram Dilma na frente da corrida presidencial, a manchete ficou escondida, uma semana depois o DataFolha dá empate técnico (com ligeira vantagem para o tucano) e é manchete principal.
Já a TV Cultura, como seria de se esperar(mas não desejável) faz campanha:no anúncio para o programa Roda Viva, o primeiro de uma série em que são entrevistados os candidatos à presidência da República, anúncio nos jornais diziam “No Roda Viva , o primeiro na largada para a corrida presidencial”. Era Serra, claro, e o anúncio, em tese, fazia referência apenas ao fato dele ser o primeiro dos entrevistados.
Não se trata de teoria da conspiração contra os pobres petistas (como adoram dizer os militantes) porque a Rede Record, por exemplo,é pró-Lula. O presidente já esteve na inauguração da Record News e libera quantidade generosa de dinheiro em propaganda oficial no canais de Edir Macedo.
Cabe ao eleitor apenas abrir o olho aos interesses por trás da maneira de se dar uma notícia.

Nenhum comentário: