terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A VILÃ DA VEZ (atualizado)


É fácil antipatizar com advogados de defesa de criminosos. Ou, no caso de Lindemberg Alves, de um acusado de um crime. É mais fácil ainda quando se trata de um caso de comoção popular, como o da morte da jovem Eloá Pimentel. Ana Lúcia Assad é, portanto, a vilã da vez. Ao vivo,pela TV, hoje mesmo, foi possível ver populares ameaçando-a que,claro, precisou de proteção policial. Goste-se ou não de suas estratégias e argumentos, é preciso dizer que ela introduziu um componente interessante no caso: chamou para depor dois jornalistas da TV Bandeirantes, Rodrigo Hidalgo e Máricio Campos, que na época fizeram a cobertura do caso. A idéia ,ao que parece, era saber se a atuyação deles interferiu no desenrolar do caso.

Taí um momento oportuno pra se pensar e debater o papel da mídia em casos como esse. Prejulgando o sequestro como um ato desesperado de um jovem  e apaixonado, Sônia Abrão e Brito Jr. colarem em Lindemberg o rótulo de inocente e tomaram,cada um  para si o papel de mediadores(aos olhos do público) enquanto na verdade travavam uma disputa no Ibope onde vencia quem  era capaz de falar mais minutos com o sequestrador ao celular durante a transmissão.

Se isso influenciou mexeu de alguma forma com a cabeça de Lindemberg (ele virou , de certa forma, uma celebridade instantanea) e se isso afetou na decisão do comandante da operação de não ordenar um disparo nas oportunidades em que teve o rapaz 100% sob a mira de atiradores de elite, provavelmente nunca se saberá.

Mas Ana lúcia Assad chamou a mídia para um debate no qual ela evita sempre estar porque,claro, quase sempre julga-se acima de tudo.

***

vale dizer que a conduta questionável aqui foi de apresentadores travestidos de jornalistas e de programecos policiais, mas que gozam de grande apreço dos engravatados do departamento finaceiro das emissoras, razão pela qual preferi o termo "midia" ao "imprensa"que, pelo menos até onde me lembro, teve uma atuação responsãvel.

***

Vejo que agora a pouco  o colunista do UOL Maurício Stycer publicou um texto tratando da malhação de Judas imposta a Ana Assad intitulado "  TVs e público elegem advogada de Lindemberg como a vilã do julgamento". Disponível em;  http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/02/15/analise-tvs-e-publico-elegem-advogada-de-lindemberg-como-a-vila-do-julgamento.htm

Nenhum comentário: